GO architecture

March 13, 2012

Untitled

Go Architecture

O projecto é composto por duas zonas distintas, uma contendo um programa público, galeria de arte, que efectua a ligação à cidade, outra de carácter semi-publico/privado contendo os ateliers e as habitações dos artistas.

A opção de manter a fachada pré-existente em ruína prende-se com a dupla necessidade de perpetuar a traça das ruas do Porto e de preservar a memória do lugar que oferece, agora, um espaço para novos significados.

O volume reservado aos artistas é pontuado por um plano, que simula a tela branca e surge, não como uma forma de rejeição à cidade, mas sim com o intuito de oferecer ao espaço características de refugio, interiorização e meditação. Este plano serve assim como um espaço vertical vago que sustenta diferentes funções como projecções cinematográficas, exposições e instalações.
Outro ponto fulcral do edifício é um espaço de meditação caracterizado por uma forma esguia e cobertura envidraçada, um espaço neutro, confortável, de forma a permitir relaxamento e concentração
A escolha de libertar o pé direito das escadas e deve-se á procura de uma verticalidade, ascensão, a procura da “luz”.

As opções procuram potenciar o existir e através de uma parcial recusa da cidade, permitir ao artista uma maior aproximação a uma verdadeira liberdade criativa.

__________________________

GO Architecture / 48h contest

The project consists of two distinct zones, one containing a public program, an art gallery, which connects to the city, the other containing the workshops and artists homes.

The option to maintain the pre-existing facade relates with the dual need to perpetuate the traces of the streets of Porto and preserve the memory of the place which now offers a space for new meanings.

The volume reserved for artists is punctuated by a plan, simulates the blank canvas which appears not as a form of rejection of the city, but with the intention of offering refuge related to the space characteristics: internalization, and meditation.
This plan serves as a vacant vertical space that allows various functions such as film projections, exhibitions and installations.

Another focal point is a meditation space characterized by a cover glass, a slender shape, a neutral and comfortable space in order to allow relaxation and concentration

The options seek to enhance existence through a partial refusal of the city, allowing the artist to be closer to a true creative freedom.

Previous post:

Next post: