MEIA 2018
Design e Produção do Festival de Música Experimental e Improvisada em Aveiro
O Improviso e o Experimentalismo estão de volta à cidade de Aveiro entre os dias 22 e 25 de novembro.
Nesta quinta edição, o festival da música mais desafiante, espalha-se pelos quatro palcos mais activos da cidade de Aveiro.
No dia 22 o mini-auditório da VIC, recebe Fantasma, alter ego do portuense Pedro Centeno, artista visual, músico, dj e curador de eventos de música independente como as festas da Parva. Na mesma noite o clarinetista inglês Noel Taylor, activo improvisador da cena londrina, membro da London Improvisers Orchestra e recentemente radicado em Lisboa convida Maria do Mar (violino) para um concerto guiado pela exploração da música clássica à contemporânea através da improvisação.
Na sexta feira, 23, o festival segue para o auditório do GrETUA para uma sessão de Desterronics. A habitual sessão de quarta feira de música electrónica improvisada da cave do Desterro em Lisboa, move-se até Aveiro para 3 horas de música non-stop em que o Finlandês, Jari Marjamaki, conduz uma dezena de músicos experimentalistas, munidos de equipamentos electrónicos.
A grande festa está reservada para sábado, 24, na Associação Cultural Mercado Negro, com a presença do tailandês Pisitakun, artista multidisciplinar fortemente empenhado no activismo politico através das suas criações artísticas. Na mesma noite tocarão os Baphomet, quinteto que usa o improviso como elo de ligação do free-jazz ao rock progressivo ou psicadélico com a electrónica à mistura. Mais tarde Hugo Branco (Piurso) e Rui Veiga (Caloriouz) juntam-se aos visuais de Ivo Reis (Animatek) numa performance improvisada de electrónica. Para fechar a noite, o produtor João Melo conhecido pelo seu trabalho em Mind Safari, apresenta o seu mais recente projecto Joan, lançado pela editora Fungo e que tem como maiores influências as bandas sonoras nipónicas.
O recentemente inaugurado Avenida Café-Concerto, recebe o ultimo dia de concertos com, Khaori, projecto de Henrique Vilão e Tiago Damas e Ensembleia, uma ensemble que tem como base a criação de sonoridades experimentais e/ou improvisadas em tempo real.
Nos dias 24 e 25, haverá ainda lugar a um workshop dedicado à criação de esculturas sonoras realizado pelos israelitas Roi Carmeli e Tom Krasny. O workshop decorrerá nas instalações da VIC – Aveiro Arts House.
Programa:
Dia 22
Local: VIC // Aveiro Arts House
22h00 – Pedro Centeno aka Fantasma (live) (pt)
23h00 – Noel Taylor/Maria do Mar (uk/pt)
Noel Taylor – Clarinetes
Maria do Mar – Violino
Dia 23
Local: GrETUA
22h-01h – Desterronics (live) (pt)
Dia 24
Local: Associação Cultural Mercado Negro
22h00 – Pisitakun (th)
23h00 – Baphomet (pt)
Guilherme Camelo – Guitarra Elétrica
Paulo Duarte – Guitarra Elétrica
Mestre André – Saxofone
ChicoGoBlues – Percussões
Pedro Santo – Bateria
00h00 – Piurso + Caloriouz + Animatek (live) (pt)
01h00 – Joan (live) (pt)
Dia 25
Local: Avenida Café-Concerto
Khaori (pt) – 18h30
Ensembleia (pt) – 19h30
Workshops:
“Estratégia Musical”
por Bitocas Fernandes
23 de novembro 18h30 e 24 novembro das 11h00 às 12h30
“Introduction to Sound Sculptures”
por Roi Carmeli e Tom Krasny (il)
24 e 25 novembro 14h30 – 19h30